terça-feira, 10 de junho de 2008

La poutine

Contrariando minha teoria de que sem internet em casa eu iria postar mais raramente aqui no blog, devido a um intervalo de 1h30 que tenho entre minha ultima aula e um compromisso com o grupo da escola, posto hoje sobre um assunto bem GOSTOSO: La Poutine.

O que me inspirou a fazer isso? Primeiro, porque o tal "compromisso com o grupo da escola" eh ir em um restaurante tipico comer poutine =), e segundo porque ando com uma vontade de escrever interminavel, mesmo sabendo que na maioria das vezes nao tenho leitores... hahahahaha! Acho que essa minha vontade de escrever vem da simples razao que eu estou lendo MUITOOO! Em torno de 1 livro por semana. Muito mais do que eu lia no Brasil. E o que me deixa mais orgulhosa, SAO LIVROS EM FRANCES! E nao sao livros para criancas nao einh! Sao livros complicados, romances, suspenses, cheios de detalhes e palavras rebuscadas... Gracas a Deus que eu tenho acesso a maravilhosa biblioteca de Montreal, com seus 5 imensos andares cheios de livros, cds e dvds a minha inteira disposicao, e o que eh melhor, de graca. Por esse motivo tambem, sinto uma dor no coracao em assassinar o portugues escrevendo nesse teclado americano, sem acentos, sem cedilha, sem nada... tudo bem que eu nao sou uma expert em gramatica da lingua portuguesa, mas odeio escrever errado palavras que conheco e odeio muito mais ainda utilizar essa parca linguagem de internet...

Mas voltando ao assunto do post em questao: LA POUTINE!!! hehehehe
Quem ja veio ao Canada, ou melhor, ao Quebec, sabe do que se trata. Eh um prato tipico e muito, mas MUITOOOOO bom! A descricao original (e em frances) eh:

"La poutine désigne communément un mets d'origine québécoise traditionnellement constitué de frites et de fromage en grains de cheddar frais que l'on recouvre d'une sauce espagnole chaude de type « barbecue » faisant fondre en partie le fromage."

E a traducao em portugues:

" O poutine designa comumente uma refeicao de origem quebecoise tradicionalmente constituida de fritas e de queijo chedar fresco em pedacos que nos cobrimos com um molho quente espanhol do tipo churrasco fazendo derreter em parte o queijo."

Resumindo: eh batata-frita com queijo do tipo "squish-squish" (quem ja teve aqui sabe o que isso significa!) e muito molho marrom, resultando numa refeicao nada saudavel mas maravilhosamente apreciada pelos adoradores de junk food. Eis a foto do famoso!






Embalada por essa onde de inspiracao, vou tentar fazer mais posts sobre a minha vida aqui no Canada, tipo, com fotos de lugares que eu visitei, informacoes de coisas que eu descobri, fotos do meu ape e de tudo que me der na telha... Como hoje voces ja conheceram o poutine, e como eu, tenho certeza, ficaram com agua na boca so de olhar a foto, se ficaram com gostinho de quero mais, aguardem os proximos post e outras novidades!!!!

1 comentários:

mmsevero disse...

Vontade de comer...
saudades disso
bom, agora tenha certeza, alguém le de vez em quando tuas experiências...
beijos