quarta-feira, 16 de julho de 2008

Festivais - Bye-bye - Souper - Passeios

WOW! Nem eu tinha me dado conta que fiquei tanto tempo sem postar. Foi quando li o último post para ver até onde eu tinha vos atualizado que percebi que muitas coisas aconteceram nas últimas semanas e eu nem sequer escrevi uma notinha. Prometo tentar postar mais frequentemente e post menores, já que as vezes nem eu aguento ler tudo que escrevo! Já aproveito para pedir desculpas se o post ficar imenso, um pouco desconexo e fora de ordem, pois vou lembrando e escrevendo, então... já viram né, MAIOR CONFUSÃO!

A primeira das coisas que eu quero contar que eu tive a honra de presenciar aqui em Montreal nesse período, foi o Festival Internacional de Jazz de Montréal, que aconteceu de 26 de junho até 06 de julho. Gente, INCRÍVEL! Só quem viveu essa experiência para saber a dimensão dessa palavra que acabo de vos dizer. Extremamente organizado, cheio de atrações (muito pontuais!!!), estrutura de fazer inveja a qualquer outro festival, público super na paz, boa música... ahhhhh, maravilhoso! Foi durante esse evento que eu remarquei uma das maiores diferenças entre o primeiro e o terceiro mundo: se esse festival fosse no Brasil, assim, com tudo gratuito como é aqui, seria uma "rafuagem" total, viraria um antro de roubos, bebedeira de adolescentes e coisarada. É ou não é verdade? Fiquei mega impressionada que aqui, as pessoas sabem apreciar, sem vandalismos, cada um curtindo do seu jeito, pensando no próximo... ponto para o primeiro mundo! Destaques para algumas coisas interessantes: estávamos eu, Celso e Jana caminhando tranquilamente pelo festival quando escutamos uma batida contagiante. Como 3 bons brasileiros reconhecemos na hora que era um samba, e do bom. Fomos seguindo a batida e encontramos uma roda de estusiastas canadenses saculejando as perninhas ao som de uma bateria de escola de samba! Muitoooooo legal. No fim conversei com uma das "bailarinas" que me confessou que eles eram todos canadenses, quebecois, haitianos... mas nenhum brasileiro. O grupo se chama "El bloco" e toca que é uma beleza. Pena que não posso dizer o mesmo das meninas que tavam sambando. Nossa, sei lá o que era aquilo que elas tavam tentando dançar... era uma mistura de alguma coisa africana, um pouco do nosso funk com seus passinhos ridículos e um pouco, mas bem pouco do nosso samba de carnaval. Mesmo assim valeu a pena por ver a estrangeirada toda maluca com a nossa batida! Orgulho nacional! Ponto para o terceiro mundo! Coisa interessante número dois: shows incríveis e gratuitos. Eu não vi muitos shows, mas os que eu vi foram demais. Bran Van 3000, que é uma banda de Montréal que não se reunia desde 2000, uma coisa meio pop mas bem legalzinho. Orquestra Nacional de Tango de Buenos Aires, simplesmente emocionante. The lost fingers, uma bandinha que tá fazendo mega sucesso aqui agora com regravações de músicas sucessos dos anos 80 e Mori Kanté, um artista africano mega reconhecido por sua música tradicional que fez a galera remexer o esqueleto. Recomendo muito THE LOST FINGERS. Coloquei as musiquinhas no meu Ipod e não paro mais de cantar um segundo... muito bom! Detalhe, o primeiro e o último show que eu citei reuniram um público de aproximadamente 200 mil pessoas!!!!!!!!!!!!!! Mega povão, mas volto a lembrar, ultra bem organizado. =)

Como Montreal é a cidade dos festivais durante o verão, vou falar aqui de outros 2 festivais que tomei parte nos últimos dias. O festival de cinema Fantasia de Montreal e o Festival Just Pour Rire. Filmes fantasias para quem não sabe são filmes cheios de sangue, ficção, tramóias e violência. Como exemplo posso citar um dos meus filmes favoritos, Old Boy. Talvez não seja muito fácil de achar no Brasil, mas vale a pena para quem gosta de cinema asiático. Pois então, durante esse festival tem sessões de vários filmes do gênero, nas quais eu e o meu amor (muito mais fã de cinema do que qualquer pessoa que eu conheço) marcamos presença em quatro . Adorooooo filmes alternativos e muito doidos! :)

O Festival Just Pour Rire me encantou. Para que não sabe (parece até que eu sou sabichona), esse é um festival de humor internacionalmente reconhecido. Em cada canto da rua Saint-Dennis, você se depara com uma coisa bizarra e engraçada. Ontem dei uma voltinha por lá e fiquei encantada com uma "estrutura-obra" construída com fita adesiva e confeccionada pelas pessoas que transitam pelo local, além das girafas gigantes e incrívelmente reais que caminham em meio a multidão. Enfim, um festival para relaxar e dar risada!

Como o tema é "Festival" e eu já devo ter escrito essa mesma palavra umas 1000 vezes só nesse post, aproveito para falar de um outro festival que começará logo logo, o Festival Francofolies, de música francofônica. E foi com relação a esse mesmo evento que recebi uma notícias que me fez pular e gritar de alegria. Ok, ok, para que vocês entendam, preciso contar uma historinha e mais alguns fatos. Pois bem: quem me conhece sabe que eu sou ULTRA MEGA MASTER SUPER fã de uma cantora francesa chamada Yelle, e já fazem uns dois meses que eu constatei na programação deste festival que ela viria fazer show aqui, mas um show pago e não gratuito. Pois duas semanas atrás fui comprar meu ingresso para o show do Radiohead e aproveitando iria comprar meu ingresso para o show da minha diva. Foi quando eu ouvi a mais terrível frase do mês: "Desolée, Yelle c'est complet". Ahhhhhhhhh, que raiva! Quase deixei uma lágrima cair ali mesmo, na bilheteria. Me contive, força na peruca e gora não adianta chorar. Mas, foi quando olhei a divulgação dos shows gratuitos do festival que foram anunciados essa semana, que vi, em letras garrafais e para minha imensa alegria: YELLE, DIA 30 DE JULHO, AS 20H, GRATUITO!!!!! Eu estava no meio de um shopping, mas não pude evitar um gritinho... hahahahahahahhaha FELIZ FELIZ FELIZ! Vou ver Yelle!!!!!!! UHUUUUUUU!

Passado o momento bobeira do parágrafo acima, aproveito para dizer que estou impressionada com as coincidências da vida. Eu tinha combinado de encontrar o Louis na estação do metro Berri-UQAM para irmos ao cinema. Quando subo as escadas da plataforma eu vi alguém com a camiseta do Grêmio. Não, constatei, não é o Louis pois os cabelos estão muito grandes. Quando tive tempo de pensar e me dar conta vi a Sam que vinha correndo e gritando para me dar um abraço forte e apertado! Nossa, que momento emocionante. Fiquei chorosa e cheia de adrenalina por uma meia hora. Refeita da surpresa e um pouco nervosa não conseguia trocar rapidamente o chip de francês para o de inglês, mas o importante foi que consegui me comunicar. Foi muito muito muito legal rever o Max e a Sam depois de 7 meses e na maior coincidência, pois segundo o Louis, eles não tinham combinado nada. Sem falar que eles tinham chego em Montreal um dia antes... Mais do que nunca acredito em coincidências. E coincidências boas!!!!!!!

Outra coisa que não posso deixar de contar aqui é que eu e meu amor fizemos 1 ano de namoro no último dia 7 de julho. Sim, nós enfrentamos muitas dificuldades por causa da distância e por isso me sinto vitoriosa e mais amada do que nunca! Para comemorar fomos no restaurante de café da manhã Allo Mon Coco e depois fomos colher morangos em uma plantação perto da casa do Louis. É, eu acho que tô meio enferujada. Depois de alguns quilômetros de bicicleta, mais uns 45 minutos colhendo morangos debaixo de um sol de quase 40 graus, eu tava mortinha da silva... nem os mais belos morangos que eu já vi na minha vida conseguiram me reanimar!!! hehehehehehe... Detalhe: essa atividade é super típica aqui durante o verão. No outono são as maçãs que são típicas, e a galera vai, paga um preço mínimo por um cesto e pode enxe-lo até transbordar e comer enquanto colhe. E quase que eu ia esquecendo, Feliz Aniver de Namoro para a Ju e o Sillas, fofos, amigos queridos que começaram a namorar no mesmo dia que agente!!!

Seguindo a linha "conte tudo que vocês fez", fui no Estádio Olímpico e no Biodôme de Montreal. No estadio tem um elevador que agente sobre a maior torre inclinada do mundo e tem uma vista magnifica la de cima, pena que as minhas fotos ficaram pessimas, mas valeu muito a pena ver a cidade toda la do alto... Montreal me encanta cada dia mais! Em seguida fomos ao Biodome, que fica bem do ladinho. Simplesmente maravilhoso! Eles conseguiram recriar perfeitamente 4 biosferas diferentes e reconheco que a que mais encanta as pessoas eh a Floresta Amazonica. Entre, capivaras, mico-leao-dourado, araras azuis e um calor de 40 graus, me senti mais perto do nosso pais, sem nem mesmo sequer ter ja visitado a floresta tropical. Outra coisa que eu amei ver foram os pinguins e os lemurs de madagascar. Foferrimos!!!

Glorias aos cozinheiros do jantar europeu, Rosa e Fabio, que aconteceu na casa da Lara. Dando seguimento as nossas jantas tematicas, acho que esse foi o ultimo, pois exploramos varias nacionalidades, ou melhor, praticamente todas que tinham na escola. As comidas eram maravilhosas e infelizmente eu nao vou escrever os nomes aqui pois sao complicados e eu vou fazer besteira, mas nao poderia deixar de contar desse nosso souper aqui para homenagear os amigos italianos e espanhois. E viva a sangria que me fez dar boas risadas... =)

Entre tantas alegrias, esse periodo que eu fiquei sem escrever ficou marcado como um periodo de bye-bye. Primeiro foi a Dani que voltou para o Mexico, choradeira total no aeroporto, sentimento de que falta alguem para nos fazer dar risada... depois foram a Rosa que voltou para a Espanha, com toda a sua descricao, espirito aventureiro e sorriso terno... e por ultimo a Mie que voltou para o Japao ontem, nos fazendo denovo derramar rios de lagrimas e ja nos fazendo sentir falta da sua elegancia e bondade. Sei que talvez elas nao vao ler isso, e provavelmente se lerem nao vao entender nada, pois japones e espanhol nao estao entre as linguas que eu domino melhor (apesar de ter feito umas aulinhas express com elas!! hehehehe) entao: Girls, I fucking miss you guys! I will remember and love you forever and for sure we will see each other somewhere over the world!!!! Take care and send me always your news!

Como a vida nao eh feita so de e choradeira tambem, fui curtir o verao em um parque aquatico. Confesso que o negocio eh rock and roll! Gente, entre rafting e descida de corredeira sentada em uma boia, achei que ia morrer umas 4 vezes... hahahahahaha! Mentira, exagerei um pouquinho, mas nao eh moleza nao, se eu nao tivesse capacete, sei la o que tinha acontecido. Resultado, dor no pescoco, cansada como uma crianca depois de brincar um dia inteiro e um bronzeado que nao deixa nada a desejar para a cor que eu fico durante o verao no Brasil. Valeu a pena!

Bom, o post ta imenso, confuso (eu ja tinha vos advertido no comeco) e sem fotos pois nao estou em casa e minha pen drive nao esta em minhas maos, mas quem quizer ver um pouco mais de fotos pode olhar meu perfil la no orkut e com certeza voces reconheceram muitos dos eventos que eu aqui contei. PROMETO (e promessa eh divida) que semana que vem posto denovo, e que o post vai ser muito muito muito menor...

Saudades mae e mana. Saudades familia e amigos. Em breve decido se vou ou se fico. Beijao Cissa e Feliz Aniversario, te amo pra sempre, minha irmazona mais velha. Bjus a todos que lerem e por favor, facam cometarios!!!!!!!!! =)

2 comentários:

Unknown disse...

sabe mini-mana, tu é uma fofa e eu te AMO MUITO!
vou sentir falta das nossas indiadas por montreal de meldelz... ohh se vou...
LINDA!

Anônimo disse...

Linda! Qta informação,mas eu te entendo.. acontece tanta coisa, o tempo corre e a gnt nem se dá conta, e os blogs ficam p trás. Mas não pode! Pq senão não tenho como saber td q faz aí... durante a leitura fiquei pensando em várias coisas p falar, vamos ver se lembro de td.
Primeiro passo o tempo inteiro fazendo comparações com o 1º e 3º mundo tb, por exemplo, no St. Patricks Day tbm estava td mega lotado, mto turista, uma loucura, e eu pensava, se fosse no Brasil estaria um empurra-empurra, desaforos, farofada, mas aqui com td o aperto eles deixavam sempre um espaço p galera transitar, um máximo! É um pequeno detlalhe, mas é fato! Mas por exemplo, aqui fecha td mto cedo, tipo tds as vezes q viajei de carro, era uma maratona de madrugada atrás de um posto 24h, no Brasil é tão fácil.. qlqr estrada tem! Não é??
As despedidas são básicas né, tbm passo por isso, mas o bom é a certeza de ter cd vez mais amigos espalhados por esse mundo, ts estes contatos e saber q um dia a gnt vai se reencontrar.
Parabéns pelo namoro, vejo o qto estas feliz, e isso realmente importa mto p mim. Vida longa p vcs dois...
Tá, acho q ficou enorme meu comentário... vou comentar o próximo então...
Bjssssss